O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, recebeu nesta sexta-feira, 4 de agosto, em seu gabinete, a visita do senador por Sergipe, Laércio Oliveira. Durante o encontro, o parlamentar informou que será o relator da proposta que autoriza a Prefeitura de Aracaju a contratar uma operação de crédito de 84 milhões de dólares com o Novo Banco do Desenvolvimento (NBD), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O projeto, assinado pelo presidente Lula, no último dia 20 de julho, seguiu para tramitação no Senado Federal e agora está sob análise da comissão. Uma vez aprovada pela CAE, a proposta seguirá para apreciação no Plenário da Casa.
Em meio às dificuldades orçamentárias e a busca por recursos para o desenvolvimento da capital sergipana, o senador Laércio Oliveira se comprometeu a trabalhar pela celeridade do processo. Edvaldo Nogueira mostrou-se satisfeito com a notícia e ressaltou a importância do financiamento para o futuro de Aracaju.
Os recursos do empréstimo de R$500 milhões, caso aprovado, serão destinados ao projeto “Cidade do Futuro”, que abrange um grandioso pacote de obras estruturantes, especialmente para a Zona de Expansão. Desse montante, R$300 milhões serão direcionados para essa área da cidade, onde serão construídas uma larga avenida de 7 km, realizadas obras de saneamento, implantação de sistemas de drenagem e outras intervenções importantes para resolver problemas históricos da região.
Entre as obras que serão beneficiadas pelo financiamento estão a dragagem do rio Poxim, a infraestrutura do canal do Médici, a infraestrutura do canal da Zona de Expansão, a ampliação do canal da avenida Anízio Azevedo, e a recuperação de importantes corredores de trânsito da capital, como as avenidas Tancredo Neves, Visconde de Maracaju e Maranhão. Também estão previstas a urbanização dos bairros Areia Branca (1ª e 2ª etapa), Mosqueiro (1ª etapa) e dos loteamentos Costa Verde I e II, Recanto da Jaqueira, Porto do Gringo, Copacabana, entre outros.
O projeto “Cidade do Futuro” representa o maior pacote de investimentos já planejado para a cidade e tem como objetivo promover uma verdadeira transformação voltada para o desenvolvimento econômico e urbano sustentável de Aracaju. Com a expectativa de aprovação e o apoio do senador Laércio Oliveira, a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira acredita que em breve essas obras serão uma realidade para os aracajuanos, proporcionando maior qualidade de vida e crescimento para a capital sergipana.