Durante a sessão plenária desta quarta-feira (23), a deputada estadual de Sergipe, Linda Brasil (Psol), utilizou o Pequeno Expediente da Assembleia Legislativa para fazer um apelo à população do estado, em especial a de Aracaju, a fim de que completem o esquema vacinal contra a Covid-19 com a dose da vacina bivalente. A parlamentar destacou a importância dessa medida para proteger a população e lidar com as mutações do vírus.
A deputada Linda Brasil fez um apelo enfático à população de Aracaju para que recebam o reforço da vacina bivalente contra a Covid-19. Ela expressou preocupação com o fato de aproximadamente 70% dos moradores da cidade ainda não terem se vacinado com essa dose de reforço. Ela ressaltou que, diante das mutações do vírus, é crucial que as pessoas estejam devidamente vacinadas para evitar vulnerabilidades.
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou que apenas 22,9% da população aracajuana recebeu a dose da vacina bivalente contra a Covid-19. Dentre as 602.450 pessoas elegíveis para receber essa imunização, somente 138.027 receberam o reforço bivalente até o momento. A deputada Linda Brasil considerou esses números alarmantes e enfatizou a importância de um esforço mais amplo para ampliar a taxa de vacinação.
Linda Brasil pediu à Secretaria de Saúde de Aracaju que realize uma busca ativa do público que ainda não recebeu a vacina bivalente e também promova uma divulgação eficaz sobre a importância dessa vacinação. Ela destacou que, após mais de dois anos de pandemia que resultou em um alto número de mortes no país, é imperativo que os gestores de Aracaju intensifiquem seus esforços para garantir a saúde da população.
A deputada ressaltou que a vacinação é uma questão de saúde pública coletiva. A vacina bivalente está disponível para todas as pessoas a partir dos 12 anos de idade e também pode ser aplicada em indivíduos que já tenham recebido pelo menos duas doses, desde que haja um intervalo de quatro meses da última aplicação. Ela enfatizou a importância de seguir as diretrizes de saúde para garantir uma proteção eficaz contra o vírus.