Na manhã desta segunda-feira, 28, a deputada federal Delegada Katarina (PSD) marcou presença em um importante diálogo transversal promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos, em colaboração com a Secretaria Estadual da Assistência Social. O foco do evento foi o Plano Nacional da Pessoa com Deficiência, um tema de grande relevância que reflete os compromissos da deputada com os grupos vulneráveis e a busca por uma atuação inclusiva.
Delegada Katarina é conhecida por sua dedicação à defesa dos direitos dos grupos mais vulneráveis da sociedade, um dos principais pilares de sua atuação política. Ela é membro ativo da Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, bem como da Frente Parlamentar das Mães de Pessoas com Deficiência e Doenças Raras. A deputada destacou a importância desse diálogo para a construção de políticas públicas mais abrangentes e eficazes para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.
“Fui relatora de alguns projetos que defendem a autonomia e os direitos da pessoa com deficiência, como o que trata da obrigatoriedade de um operador para auxiliar a pessoa com deficiência no transporte público e o que facilita a vida do motorista com deficiência, garantindo que as adaptações dos veículos se encaixem às particularidades desses condutores”, enfatizou a deputada.
A trajetória de Delegada Katarina na Polícia Civil a despertou para a importância da acessibilidade e da implementação de políticas públicas que garantam a inclusão da pessoa com deficiência em todos os aspectos da sociedade. Ela ressaltou que essa inclusão é essencial não apenas nos órgãos públicos, mas em todos os ambientes.
A deputada reforçou o compromisso com a visão proposta pelo Plano Nacional da Pessoa com Deficiência, que almeja uma realidade sem limitações para todos. Ela expressou a necessidade de continuar os debates e esforços para superar os desafios e garantir que as pessoas com deficiência possam viver plenamente, sem barreiras ou obstáculos.
O evento aconteceu no Museu da Gente Sergipana e contou com a presença de figuras influentes no âmbito dos direitos das pessoas com deficiência. Dentre os presentes estavam Antônio José Ferreira, coordenador-geral de Relações Institucionais da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Érica Mitidieri, secretária estadual da Assistência Social; e Antonio Luiz dos Santos, presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades. Além desses, representantes de diversas entidades comprometidas com essa causa também estiveram presentes, enriquecendo as discussões e contribuindo para a busca de soluções eficazes e inclusivas.