O Governo do Estado de Sergipe está realizando um investimento significativo de mais de R$100 mil para ampliar o abastecimento de água em comunidades rurais do estado. Dois poços tubulares já estão prontos para a instalação de sistemas de abastecimento, enquanto um terceiro poço está na fase de perfuração. Essa iniciativa visa atender cerca de 440 famílias rurais em Boquim, acompanhando o crescimento populacional nessas localidades.
As demandas para melhorar o acesso à água nessas comunidades foram apresentadas ao Governo do Estado durante a primeira edição do evento ‘Sergipe é aqui’, que transferiu a sede do governo para o município de Boquim no final de março.
A Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), por meio da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), está encarregada da instalação desses sistemas de abastecimento de água comunitários em áreas rurais distantes das redes urbanas convencionais.
Os investimentos, provenientes do Tesouro Estadual, abrangem a perfuração e bombeamento dos poços, incluindo testes de vazão. As etapas de perfuração e bombeamento nos povoados Mangue Grande e Meia Légua foram concluídas em agosto. A perfuração no povoado Colônia Boquim está em andamento.
Benefícios para as Comunidades:
No povoado Meia Légua, um poço perfurado pela Coderse em 1999 atende atualmente quase 300 famílias, mas a demanda cresceu significativamente desde então. A instalação de um novo poço vai proporcionar um abastecimento de água mais eficiente e regular para atender às necessidades da comunidade.
Os moradores expressaram sua gratidão pelo apoio do Governo do Estado, destacando a melhoria na qualidade de vida que o novo poço trará. A oferta de água também será ampliada no povoado Mangue Grande, beneficiando 60 famílias e possibilitando futuras expansões.
O investimento do Governo do Estado de Sergipe na ampliação do abastecimento de água em comunidades rurais é uma ação que visa melhorar a qualidade de vida e atender às crescentes demandas dessas áreas. A iniciativa representa um passo importante para garantir o acesso a um recurso tão essencial como a água, e os moradores das comunidades afetadas estão ansiosos pela conclusão dos projetos, que trarão benefícios significativos para suas vidas e para a região como um todo.