O vereador Eduardo Lima, membro do partido Republicanos, usou seu tempo no Grande Expediente na manhã de terça-feira, dia 24, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para prestar homenagem ao Projeto Help. Esse projeto faz parte do Grupo Força Jovem Universal de Sergipe (FJU/SE) e concentra seus esforços no combate à depressão, suicídio, automutilação e outros desafios relacionados à saúde mental entre jovens e adolescentes.

Em seu discurso, o vereador Eduardo Lima ressaltou a importância do Projeto Help, destacando que ele lida com questões vitais, como a promoção da conscientização e cuidados com a saúde mental. O projeto atua de maneira eficaz contra diversas questões que afetam a mente e o bem-estar dos jovens.

O Help já realizou 25 palestras somente este ano em instituições públicas e privadas em Sergipe. Um dos destaques foi o evento internacional “Mega Help”, realizado no Centro de Convenções de Sergipe, Governador João Alves Filho, no bairro Cirurgia, em Aracaju, em 14 de outubro deste ano. O Mega Help aconteceu em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, além de 45 países de todos os continentes. O evento contou com apresentações musicais, teatro e dança.

Eduardo Lima também elogiou o pastor Luciano Cruz, responsável pela FJU/SE, pelo sucesso do evento e pela contribuição do Help na promoção do bem-estar dos jovens.

Um dos pontos altos do Mega Help foi o “Cantinho do Desabafo”, onde o público teve a oportunidade de receber atendimento psicológico e apoio espiritual. Izabela Ferreira, líder do Help em Sergipe, explicou que o objetivo do projeto é ouvir, entender e ajudar. O “Cantinho do Desabafo” ofereceu um espaço seguro para que as pessoas pudessem compartilhar suas preocupações e desafios sem julgamento.

O contexto para a importância do Projeto Help é alarmante. De acordo com o Instituto de Pesquisa Datafolha, apresentado no final de 2022, 80% dos brasileiros entre 15 e 29 anos relataram problemas de saúde mental, incluindo pensamentos negativos (66%), dificuldade de concentração (58%) e crises de ansiedade (53%). Além disso, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) informa que aproximadamente mil crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos cometeram suicídio no Brasil durante um período de 10 anos, de 2012 a 2021, totalizando 9.954 casos de suicídio ou autolesões.

Share.

Leave A Reply