No último dia 08, o ex-deputado José Carlos Machado marcou presença na Audiência Pública de Demarcação de Áreas da União (APDAU), realizada pela Superintendência do Patrimônio da União em Sergipe (SPU/SE), na Câmara de Vereadores de Aracaju. O evento contou com a participação de empresários e representantes de movimentos sindicais, e teve como objetivo esclarecer o processo de demarcação de Terrenos de Marinha e Terrenos Marginais de Rios Federais, bem como dos terrenos acrescidos, que são bens da União.
Durante a audiência, José Carlos Machado expressou sua apreciação pela iniciativa da SPU, ao mesmo tempo que manifestou extrema preocupação em relação às possíveis consequências da demarcação. Ele ressaltou que as áreas nobres de Aracaju já estão demarcadas, levando à conjectura de que os impactados por essa nova demarcação possam ser proprietários das áreas mais economicamente desfavorecidas.
“As discussões estão apenas começando. É louvável a atitude do SPU, mas tenho extrema preocupação. As áreas nobres de Aracaju já estão todas demarcadas. Portanto, os atingidos com essa nova demarcação, possivelmente, serão proprietários das áreas mais pobres”, ponderou o ex-deputado.
A audiência teve como propósito não apenas esclarecer o processo demarcatório, mas também permitir que a sociedade apresente documentos que possam subsidiar o processo. A participação de empresários e representantes de movimentos sindicais evidencia o interesse diversificado e a importância do diálogo entre diferentes setores da sociedade para uma decisão equitativa e transparente.