O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (28), os resultados do Censo Demográfico, revelando que Sergipe apresentou a maior taxa de crescimento populacional entre os estados do Nordeste. Com um total de 2.209.558 habitantes, o estado registrou um aumento de 6,85% em relação ao último censo realizado em 2010, quando a população era de 2.067.852.
Os dados destacam o dinamismo demográfico de Sergipe, que superou os demais estados nordestinos em termos de crescimento populacional. A Paraíba apresentou uma taxa de crescimento de 5,52%, seguida pelo Rio Grande do Norte (4,24%), Ceará (4,02%), Maranhão (3,05%), Alagoas (0,21%), e Bahia (0,85%).
A superintendente estadual do IBGE em Sergipe, Adriane Almeida do Sacramento, ressaltou que o crescimento também se reflete no número de domicílios. “Em 2010 eram 713 mil, agora são mais de um milhão. Sergipe tem a 5º maior densidade demográfica do país, com 1000,72 habitantes por quilômetro quadrado. A realização desse censo possibilitou a revisão de diversos dados que estavam desatualizados”, afirmou.
A análise do crescimento populacional e a revisão dos dados demográficos são cruciais para entender as dinâmicas sociais e econômicas de uma região. O expressivo aumento da população sergipana sugere um ambiente propício para desenvolvimentos e investimentos, além de demandar políticas públicas que estejam alinhadas com as necessidades da população em crescimento.
A divulgação desses números também é essencial para orientar gestores públicos, empresas e instituições no planejamento de serviços e infraestrutura, garantindo que as necessidades da população sejam atendidas de maneira eficiente. Ainda, o Censo Demográfico contribui para uma compreensão mais detalhada das características e diversidade da sociedade sergipana, fornecendo uma base sólida para a formulação de políticas mais eficazes e inclusivas.