O vereador Camilo Daniel (PT) ressaltou nesta quarta-feira a relevância do “dia D” de mobilização nacional do Programa Desenrola. Esta iniciativa proporciona a oportunidade de renegociar e quitar dívidas, com diversas agências funcionando em horário diferenciado para atender a demanda. Camilo destacou as condições especiais oferecidas pelo programa para uma ampla faixa de público, abrangendo desde trabalhadores rurais até pessoas com dívidas do FIES.
O parlamentar enfatizou a importância do Desenrola no atual contexto econômico, onde muitos brasileiros estão se esforçando para se recuperar financeiramente. “Infelizmente, mais de 70 milhões de brasileiros estão endividados, e 80% das dívidas das mulheres são relacionadas à alimentação. Temos condições especiais para o abatimento dessas dívidas, incluindo dívidas para comprar itens essenciais como feijão e gás”, afirmou.
Camilo também fez um apelo para que a Prefeitura de Aracaju se inspire em iniciativas semelhantes, sugerindo a criação de um programa semelhante para negociação de dívidas de IPTU e ISS. Ele destacou a importância dessas medidas para permitir que as pessoas possam negociar suas dívidas e começar o próximo ano em melhores condições financeiras.
O vereador salientou que não há desenvolvimento econômico sem crédito, trabalho e geração de renda, e o Programa Desenrola contribui para que muitos possam acessar programas de crédito em 2024. Nesta fase do programa, é possível negociar dívidas de até R$ 20 mil que foram negativadas entre 2019 e 2022, incluindo dívidas bancárias, contas atrasadas de energia, água e comércio varejista.