Na manhã desta segunda-feira, 18, o Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), Márcio Amazonas, participou da solenidade de posse do novo Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, em Brasília. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e diversas autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Para Márcio Amazonas, a chegada de Gonet representa equilíbrio e reafirmação do papel do Ministério Público na garantia de direitos. Ele destacou a alegria do MPT-SE em participar da posse, ressaltando a confiança de que o vasto currículo e a experiência de Paulo Gonet contribuirão para a promoção da justiça social.
O nome de Paulo Gonet foi aprovado na última semana, após sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. Assumindo a chefia do Ministério Público da União pelos próximos dois anos, Gonet, em seu discurso de posse, enfatizou o papel do Ministério Público como “corresponsável pela preservação da democracia”. Ele destacou a importância de resgatar valores constitucionais e preparar o Ministério Público para enfrentar os desafios contemporâneos.
A posse de Paulo Gonet marca um momento crucial na cronologia da república democrática, conforme ressaltado pelo novo PGR em seu discurso, sublinhando a necessidade de reviver na instituição os valores que a inspiraram desde sua concepção única, na história e no direito comparado.