O estado de Sergipe desponta como um polo promissor no cenário energético, especialmente no setor de petróleo e gás, conquistando reconhecimento nacional e internacional. Com foco nesse potencial, o governador Fábio Mitidieri esteve em Brasília, nesta quarta-feira, 7, para um encontro com o embaixador da Índia no Brasil, Shir Surech Reddy, discutindo o programa Sergipe Águas Profundas (Seap), do qual empresas indianas participam ativamente.
O encontro, solicitado pelo governador para tratar de assuntos estratégicos para o estado, abordou não apenas o Seap, mas também o desenvolvimento do ramo de fertilizantes. Tendo em vista que tanto o Brasil quanto a Índia são grandes importadores desses produtos, abre-se um cenário favorável para parcerias que podem impulsionar o setor.
O Seap, localizado a 100 quilômetros da costa, apresenta reservas substanciais de petróleo e gás, com um horizonte de produção promissor. O projeto inclui infraestrutura para escoamento, com um gasoduto de 128 quilômetros de extensão, sendo 100 quilômetros no mar e 28 em terra.
A plataforma Seap I, com participação da IBV Brasil Petróleo Ltda, uma joint venture brasileira das indianas Bharat Petroleum (BPCL) e Videocon Industries, terá capacidade para produzir 120 mil barris de óleo e oito milhões de metros cúbicos (m³) de gás natural por dia. Já a plataforma Seap II, com participação da empresa ONGC Videsh, braço de investimentos no exterior da maior exploradora de petróleo da Índia, a Oil and Natural Gas Corporation Limited (ONGC), terá capacidade semelhante de produção.
Durante o encontro, o governador Mitidieri destacou a posição de vanguarda do estado no setor do gás natural, graças à adoção de uma legislação moderna e de uma política fiscal arrojada. Ele ressaltou a importância estratégica do projeto Sergipe Águas Profundas para o desenvolvimento econômico e energético da região.
O embaixador Shir Surech Reddy expressou interesse em estabelecer parcerias com Sergipe, destacando o crescimento econômico da Índia e seu interesse em diversificar sua atuação, inclusive em energia renovável. Ele aceitou o convite do governador para enviar uma missão ao estado e convidou Mitidieri a visitar a Índia ainda este ano.
O encontro reforça o compromisso mútuo entre Sergipe e a Índia em fortalecer laços e explorar oportunidades de cooperação no setor energético, promovendo o desenvolvimento econômico e sustentável da região. O programa Sergipe Águas Profundas representa um marco nessa jornada, consolidando o estado como um player relevante no cenário energético nacional e internacional.