Na manhã desta segunda-feira (26), a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) foi palco de intensos debates envolvendo movimentos sociais, ativistas, pesquisadores e a população em geral. O encontro teve como objetivo principal discutir a conscientização e políticas de saúde relacionadas ao Fevereiro Roxo e Laranja, meses dedicados à prevenção e combate de quatro doenças.

Representadas pelas cores roxo e laranja, estas campanhas buscam abordar questões relacionadas ao lúpus, fibromialgia, Alzheimer e leucemia, além de incentivar a doação de medula óssea. Durante a reunião, foram discutidas não apenas as pautas dessas campanhas, mas também as deficiências da estrutura de saúde em Sergipe voltada ao atendimento das pessoas que vivem com essas doenças.

A deputada Linda Brasil, autora do Projeto de Lei 9.293, de 27 de setembro de 2023, que classifica a fibromialgia como deficiência para todos os fins legais no âmbito do Estado, expressou sua satisfação com a presença massiva de participantes no evento. Ela destacou a importância de ampliar as políticas públicas na área da saúde e enfatizou o papel do legislativo na fiscalização e melhoria do sistema de saúde, especialmente o público.

Durante o evento, Rejane Sampaio, administradora da página “Lupus Sergipe”, compartilhou as dificuldades enfrentadas no tratamento da doença e destacou a importância do acesso a medicamentos e programas de exercícios físicos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Linda Brasil reforçou o compromisso de sua mandata em fiscalizar e cobrar a aplicação da lei em Sergipe, colocando-se à disposição da população para promover iniciativas e garantir políticas públicas efetivas na área da saúde.

A sessão especial também contou com a participação da nutricionista Marcela Mori, que destacou a importância da alimentação adequada na prevenção e combate dessas doenças.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde ressaltaram a gravidade das doenças abordadas, reforçando a importância da conscientização e do acesso a políticas de saúde efetivas.

Na ocasião, a deputada Linda Brasil protocolou um Projeto de Lei voltado para a atenção e cuidados de pessoas com Lúpus, demonstrando o compromisso contínuo com a saúde da população sergipana.

Share.

Leave A Reply