O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta quarta-feira (27) do lançamento e batismo do submarino Tonelero em Itaguaí, na Costa Verde do Rio, acompanhado do presidente da França, Emmanuel Macron, que cumpre agendas no Brasil nesta semana.

O evento sela mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), firmado entre Brasil e França em 2008, e ocorre no momento em que o petista tenta manter boa relação com a caserna em meio a investigações sobre uma trama golpista na gestão Jair Bolsonaro e às vésperas do aniversário de 60 anos do golpe militar de 64.

Em cerimônia prevista para ser mais fechada e formal no Complexo Naval de Itaguaí, o Tonelero será batizado pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, cumprindo uma tradição da Marinha. Ainda participarão do evento o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, o comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, e o assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência, Celso Amorim. Assim como o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), e o prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira (Podemos).

O Tonelero tem 71,6 metros de comprimento e 6,2 metros de diâmetro. A embarcação é equipada para lançar torpedos, mísseis antinavio e minas e tem sensores acústicos, eletro-ópticos e óticos, além de dispositivos de guerra eletrônica. Os últimos submarinos adquiridos pela Marinha datam dos anos 1980.

A entrega do Tonelero representa mais uma etapa do Prosub, um dos maiores investimentos da história da Marinha, e mais um avanço em recursos para as Forças Armadas na gestão do petista, que vem tentando aparar arestas com a caserna nas últimas semanas. Desde o começo do mês, o presidente vem falando em “virar a página” com militares, e pediu o cancelamento de eventos oficiais em memória dos 60 anos do golpe, em 31 de março.

Share.

Felipe Pimentel, jornalista alagoano formado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), se destaca por sua dedicação à comunicação e sua versatilidade no campo jornalístico. Com uma paixão inabalável pelo mundo das notícias e uma busca constante pela verdade em todos os campos da sociedade.

Leave A Reply