O cerne da questão remonta a um evento no Rio Grande do Sul, no qual estiveram presentes Cristiano Cavalcante e a Prefeita Silvany Cavalcante, que segundo o Portal Fanf1, utilizando recursos públicos. A ação foi contestada e culminou na decisão judicial que determinou o pagamento de uma multa de 10 mil reais por descumprimento da decisão liminar, caso o portal voltasse a citar o nome dos Cavalcantes.
A defesa dos políticos emitiu uma petição, solicitando a revisão da multa. “Tal postagem vai de encontro à decisão de Vossa Excelência, requerendo assim, devido à conduta do Requerido em não atender determinação judicial, que seja majorada a condenação de R$ 10.000,00 (dez mil) reais, já arbitrada por esse Douto juízo para R$ 20.000,00 (vinte mil) reais por dia, por descumprimento da decisão liminar”, alega a defesa.
O Grupo Fan, por sua vez, se tornou o epicentro deste conflito, sendo restringido de mencionar os nomes dos envolvidos sob a ameaça da multa estipulada.
A população local está acompanhando de perto esse desdobramento, levantando questões sobre a responsabilidade dos políticos no uso dos recursos públicos e a necessidade de transparência em suas ações.