O vereador Ricardo Marques, do partido Cidadania, utilizou suas redes sociais para compartilhar a conquista e celebrar a aprovação da Lei Cleyton Rafael, de sua autoria, que concede prioridade de atendimento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todos os estabelecimentos de saúde de Aracaju.

O Projeto de Lei (PL) n° 248/2022 foi aprovado pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA) em setembro deste ano e recebeu a sanção do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) em 27 de novembro, tornando-se a Lei Municipal n° 5.821/2023.

A legislação, batizada em homenagem ao jovem Cleyton Rafael, de 20 anos, filho da professora Suzilane, uma mãe atípica também portadora do TEA, representa um marco significativo para a inclusão e acessibilidade das pessoas com autismo na capital sergipana.

Ricardo Marques relembrou o início da sua conexão com a família Cleyton Rafael, que remonta a mais de 10 anos nos bastidores da televisão. “Ele era uma criança muito apaixonada por ônibus e jornalismo, e eles iam me visitar nos bastidores desde a época que eu trabalhava na TV Sergipe e depois também na TV Atalaia. Daí floresceu uma amizade e passei a acompanhá-los e observar os desafios que eles tinham como pessoas neurodivergentes”, destacou o vereador.

Ao acompanhar de perto as dificuldades enfrentadas pela família para acessar políticas públicas, o vereador sentiu a necessidade de agir em prol da causa ao assumir seu mandato na Câmara Municipal. “Percebi que os transtornos são os mesmos para centenas de mães atípicas e seus filhos. Suzilane, que também tem TEA, é mãe atípica e o filho tem autismo. Era um desafio vivido em dobro”, comentou.

Ricardo Marques expressou sua satisfação ao batizar a lei com o nome de Cleyton, uma forma de homenagem. “A lei vai facilitar muito a vida das mães atípicas e dos filhos autistas. Com eles tenho aprendido muito sobre as necessidades das pessoas com espectro autista e como lidar com elas”, pontuou o vereador.

A Lei Cleyton Rafael representa não apenas uma conquista legislativa, mas também um passo significativo em direção à inclusão e respeito às necessidades específicas das pessoas com TEA em Aracaju, demonstrando a importância da atuação de parlamentares comprometidos com a causa da diversidade e acessibilidade.

Share.

Felipe Pimentel, jornalista alagoano formado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), se destaca por sua dedicação à comunicação e sua versatilidade no campo jornalístico. Com uma paixão inabalável pelo mundo das notícias e uma busca constante pela verdade em todos os campos da sociedade.

Leave A Reply