Na manhã desta segunda-feira (19), na Acadepol, ocorreu o ato de Posse de Agentes e Escrivães da Polícia Civil de Sergipe, um momento histórico e significativo para a segurança pública do estado, como enfatizado pela deputada federal Delegada Katarina.
Com mais de 20 anos de experiência na área, a deputada ressaltou a relevância desses novos policiais, destacando que a redução da criminalidade depende do trabalho integrado de todos os profissionais da segurança pública. Ela também ressaltou a importância do papel desempenhado pela polícia civil sergipana, que se destaca nacionalmente.
Os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública revelam que Sergipe foi o estado que mais reduziu a criminalidade, com uma queda de 22,9% nos índices de homicídios dolosos, latrocínios, feminicídios e crimes correlatos. Este índice é cinco vezes maior do que a média nacional, demonstrando a eficiência das forças de segurança do estado.
Além disso, o governador do Estado, Fábio Mitidieri, anunciou a criação de um Grupo de Trabalho para discutir a reestruturação das carreiras policiais, visando valorizar ainda mais os profissionais da segurança pública.
O ato de posse dos 83 novos agentes e escrivães marca também o início do curso de formação, que terá duração de aproximadamente quatro meses, com carga horária de 568 horas, entre aulas presenciais, palestras e ensino a distância.