Ao indiciar Jair Bolsonaro pelos crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informação, a Polícia Federal apontou que o ex-ajudante de ordens afirmou ter sido o próprio ex-presidente quem ordenou a fraude em seu certificado de vacinação contra a Covid-19 e no de sua filha, Laura Bolsonaro, de 12 anos.

O advogado Fabio Wajngarten, que defende Bolsonaro, lamentou o “vazamento” da informação do indiciamento do ex-presidente pela PF. Segundo ele, o ato deveria “ter revestimento técnico e procedimental ao invés de midiático e parcial”. O ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu por retirar o sigilo do caso nesta terça-feira.

Também advogado de Bolsonaro, Paulo Bueno afirmou que o ex-presidente não se vacinou contra Covid-19 para viajar aos Estados Unidos em dezembro de 2022. Segundo Bueno, ao voltar para o Brasil, em março de 2023, Bolsonaro fez um teste para Covid, que deu negativo. Daniel Tesser, outro defensor do ex-presidente, complementou dizendo que por ter passaporte diplomático, Bolsonaro não precisava apresentar comprovante de imunização.

No relatório enviado à Corte com o indiciamento de Bolsonaro, Cid e outras 15 pessoas, a PF inclui trecho do depoimento em que ele afirma “QUE confirma recebeu a ordem do ex-Presidente da República, Jair Bolsonaro, para fazer as inserções dos dados falsos no nome dele e da filha Laura Bolsonaro; QUE esses certificados foram impressos e entregue em mãos ao presidente”.

A PF destaca ainda que os elementos de prova coletados ao longo da investigação “são convergentes em demonstrar que Jair Bolsonaro agiu com consciência e vontade determinando que seu chefe da Ajudância de Ordens intermediasse a inserção dos dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde em seu benefício e de sua filha Laura Bolsonaro”.

Share.

Felipe Pimentel, jornalista alagoano formado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), se destaca por sua dedicação à comunicação e sua versatilidade no campo jornalístico. Com uma paixão inabalável pelo mundo das notícias e uma busca constante pela verdade em todos os campos da sociedade.

Leave A Reply