A imagem do Supremo Tribunal Federal (STF) melhorou diante da população brasileira de dezembro pra cá. Segundo pesquisa do Datafolha, a reprovação do trabalho dos ministros caiu de 38% para 28%, enquanto a aprovação subiu de 27% para 29% no mesmo período. É o segundo menor nível de reprovação desde que o instituto passou a pesquisar a avaliação dos ministros do Supremo.

O último levantamento, de dezembro do ano passado, mostrava que a reprovação havia atingido o maior índice da série histórica iniciada em dezembro de 2019.

Desde o levantamento do ano passado, o instituto aponta que o Supremo vem protagonizando um enfrentamento com o bolsonarismo, com o julgamento dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e as acusações de tentativa de golpe de membros do governo Bolsonaro.

Simpatizantes do PT são os mais satisfeitos com o trabalho do STF. 49% dos entrevistados consideram o Supremo ótimo e bom. Entre os que consideram o governo Lula ótimo ou bom, o índice chega a 55%.

Do outro lado, 65% dos apoiadores do PL do ex-presidente Jair Bolsonaro desaprovam as ações da corte, assim como 63% dos que veem Lula como ruim ou péssimo. Também reprovam mais os ministros aqueles que são mais instruídos, com curso superior completo (41%).

Share.

Felipe Pimentel, jornalista alagoano formado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), se destaca por sua dedicação à comunicação e sua versatilidade no campo jornalístico. Com uma paixão inabalável pelo mundo das notícias e uma busca constante pela verdade em todos os campos da sociedade.

Leave A Reply