O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira que se o país não investir em educação, ai entregar os jovens para o crime organizado. A declaração foi dada durante a inauguração do Impa Tech, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, localizado no Rio de Janeiro.
— Educação não é gasto. E não é só para rico. Queremos criar as condições para vocês (dirigiu-se aos estudantes). Quem vai ganhar não são só vocês. É o orgulho dos seus pais, é o país, que vai se desenvolver. Não é admissível que o presidente veja a matéria de que 480 mil crianças desistiram de estudar para ajudar no orçamento de casa. Mas qual é o controle que o pai e a mãe vão ter da criança? Ela pode ser vítima de violência, do crime organizado… A escola é a garantia de que os filhos desses pais vão se tornar pessoas do bem. Se a gente não investir em educação, vamos perder jovens para o crime organizado — disse.
Lula também afirmou que o Brasil vive um momento de fake news e negacionismo, o que, em sua avaliação, justifica um maior investimento em educação.
— O momento que estamos vivendo é um momento delicado na história do Brasil. Eu tenho 78 anos e nunca vi um momento de negaciniosmo, de ódio, de fake news, nesse país. Se a gente não investir em educação, vamos dar dinheiro para o negacionismo, para o crime organizado e fake news — acrescentou.
O presidente também afirmou ser “fanático” pela educação, e citou de ter sido o único presidente eleito sem diploma.