A deputada estadual de Sergipe, Linda Brasil, membro do Psol, esteve em Brasília para se reunir com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, no Palácio da Justiça, no dia 19 de setembro. O encontro aconteceu quase três meses após Linda Brasil ter enfrentado ameaças e pressões para renunciar ao seu cargo no parlamento.
O objetivo da reunião foi discutir a criação de uma diretoria destinada a lidar especificamente com a violência política de gênero. Linda Brasil foi convidada pela bancada do Psol para participar desse importante encontro.
Durante a reunião, a deputada Linda Brasil compartilhou sua trajetória política e falou sobre as ameaças que havia enfrentado nos últimos meses. Ela destacou a necessidade de apoio nas investigações não apenas das ameaças dirigidas a ela, mas também de todas as defensoras de direitos humanos que estão sofrendo ataques semelhantes. Linda Brasil enfatizou que é fundamental encontrar e responsabilizar os responsáveis por esses crimes, afirmando que “as nossas vidas importam e não vão nos silenciar.” A deputada espera que o Ministro da Justiça compreenda a importância da criação dessa diretoria e reforce as investigações das violências políticas sofridas não apenas por ela, mas por diversas mulheres em vários estados brasileiros.
Além da discussão sobre a violência política de gênero, Linda Brasil acompanhou as deliberações na Comissão da Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara Federal. Essa comissão estava debatendo um projeto de lei que tentava proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Graças aos esforços da bancada do Psol, a votação foi adiada, e será realizada uma audiência pública para discutir o projeto. A deputada expressou sua determinação em não permitir que as conquistas históricas em prol dos direitos igualitários retrocedam e reafirmou o compromisso da bancada em combater esse projeto.